Com a oferta de opções de alojamento a aumentar cada vez mais, existem alguns pontos fundamentais para se conseguir um bom destaque perante a concorrência, tais como os reviews, a rapidez de resposta aos pedidos dos hóspedes e… a qualidade das fotografias do anúncio.

Para fazer uma boa gestão de alojamento local, e garantir bons resultados de receitas e ocupação, é essencial fazer uma sessão fotográfica de qualidade. Este é o primeiro contacto com o hóspede, a primeira impressão, e pode ser decisivo para a taxa de conversão (com fotografias de má qualidade provavelmente os hóspedes nem vão clicar no anúncio para saberem mais).

Artigo recomendado: Como preparar uma casa para Alojamento Local

Dicas para fotografar o seu Airbnb:

1. Use uma boa máquina fotográfica

As fotografias devem ter boa resolução (tamanho mínimo recomendado de 1280 x 900 pixéis), garantindo a qualidade da imagem.

2. Tire as fotografias na horizontal

Nenhum dos sites principais de reservas, Booking.com, Airbnb ou Homeaway, aceitam fotografias tiradas na vertical (ao alto) – são sempre cortadas e não ficam ajustadas ao layout do site, por isso só deve colocar fotografias tiradas na horizontal.

3. Use entre 8 a 20 fotografias

Ter poucas fotografias pode ser prejudicial, pois pode não mostrar tudo o que é necessário. Aconselhamos a ter entre 8 e 20 fotografias, dependendo do tamanho da casa.

4. Aproveite a luz do dia

As fotografias devem ser tiradas durante o dia, de forma a garantir a melhor luz possível. Para ajudar a compor as fotografias, poderá acender as luzes elétricas para dar um ar acolhedor aos espaços.

5. Mostre todos os espaços da casa

Tire pelo menos uma fotografia a cada zona da casa, incluindo cozinha e casa-de-banho, de forma a que os seus hóspedes tenham uma perceção clara do que vão encontrar.

6. Limpe e arrume a casa antes da sessão fotográfica

Deve garantir que a casa está perfeitamente limpa e arrumada, com todas as camas feitas e bem direitas.

7. Fotografe o espaço envolvente

Tudo o que for relevante à volta do apartamento, seja vista, jardim, piscina, localização preferencial, deve aparecer em pelo menos uma fotografia.

8. Não inclua nas fotografias utensílios que não vão estar disponíveis

É importante retirar das fotografias todos os objetos que não irão estar disponíveis durante a estadia dos hóspedes em sua casa.

9. Fotografe a fachada e porta do edifício

É importante incluir uma fotografia que mostre a fachada e porta do prédio, pois irá ajudar os hóspedes a encontrarem a casa no momento da chegada e pode ser um bom cartão de visita.

10. Evite:

Flash nos espelhos, pessoas nas fotografias, fotografias desfocadas e escuras, fotografias pouco amplas e mal enquadradas, camas por fazer, etc.

Artigo recomendado: Como calcular o rendimento de um Alojamento Local

Se mesmo com estas dicas se sente mais confortável em entregar esta tarefa a profissionais, fique sabendo que a sessão fotográfica faz parte dos nossos serviços de Alojamento Local. Se tem uma casa para alugar e procura uma empresa de Alojamento Local em Lisboa, Porto, Cascais, Ericeira, Algarve ou Madeira, fale connosco.

Se pretender, pode também fazer download do nosso ebook e descobrir toda a informação que precisa para garantir que a sua casa cumpre todos os requisitos legais e fiscais da lei de alojamento local.


 

Ebbok sobre alojamento local