O Airbnb e o Booking.com foram dos primeiros sites de reservas online, o que faz com que sejam os mais procurados pelos hóspedes que pretendem alugar uma casa para as suas férias ou estadia de trabalho. Mas existem diversas alternativas para anunciar o seu Alojamento Local e, em quantos mais sites de alugueres de curta duração estiver, a mais hóspedes vai conseguir chegar.

Descubra as diferenças entre as várias plataformas para anunciar casas para Alojamento Local e escolha as mais indicadas para si:

Airbnb

O Airbnb foi criado em 2008 e, desde então, tem-se mantido como uma das principais plataformas para anunciar e pesquisar casas para alugueres de curta duração. Tem mais de 7 milhões de propriedades anunciadas em mais de 220 países.

Booking.com

Embora tenha sido um site maioritariamente virado para a hotelaria tradicional até há bem pouco tempo é, atualmente, a maior plataforma de reservas a nível mundial. Em Booking.com, vai poder encontrar ofertas não só de casas paras Alojamento Local mas também de apartamentos, hostels, barcos, casas, etc.

O Booking.com conta com mais de 28 milhões de acomodações registadas e a sua grande mais valia é a qualidade do serviço de apoio ao cliente, tanto para os hóspedes como para os anunciantes. Além disso, é um site muito user-friendly e que oferece várias promoções e incentivos aos hóspedes, o que explica o seu sucesso e porque é a plataforma mais utilizada.

Artigo relacionado: AirBnB, Booking ou Homeaway? Descubra as diferenças.

Expedia

Também mais virado para a hotelaria, mas com uma grande expressão internacional, o Expedia começa agora a ser utilizado também pelos proprietários e gestores de Alojamento Local.

Homeaway

É bom site para anunciar a sua casa de Alojamento Local, mas não só. O Homeaway também funciona bem com casas em zonas menos urbanas, captando muitas vezes a atenção de grupos de amigos ou famílias que procuram ficar em áreas menos turísticas.

Tripadvisor

Além de ser um site de recomendações para todo o tipo de hotéis, restaurantes e bares, o Tripadvisor é também um ótimo motor de busca de propriedades para férias. Esta plataforma é ideal para quem quer anunciar a sua casa, apartamento ou hotel, uma vez que é utilizado por muitas pessoas para escolher o seu destino de férias.

Todas estas plataformas funcionam com registo gratuito e podem ser utilizadas por qualquer pessoa que tenha uma casa e o seu respetivo número de Alojamento Local (sem número não é possível publicar a sua casa online). Apesar de nenhum dos sites anteriores lhe pedir qualquer valor para anunciar a sua casa, deve ter em atenção que todos eles cobram uma comissão por cada reserva efetuada. Leia com atenção e faça as contas, porque estão comissões podem variar entre os 5% e os 25%, o que faz uma grande diferença ao final do mês…

Artigo relacionado: Como calcular o rendimento de um Alojamento Local

Outras formas de anunciar a sua casa para Alojamento Local

Crie o seu próprio site

Outra alternativa é ter um site próprio para anunciar a sua casa ou apartamento. O lado menos bom é que manter um site atualizado e atraente tem sempre custos associados e que as plataformas como o Airbnb e Booking têm tanta visibilidade nos motores de busca que dificilmente a sua casa irá aparecer quando alguém pesquisa por “casa para ficar em Lisboa”, por exemplo. O lado bom é que todas as reservas que fizer diretamente no seu site estão livres de comissões…

Utilize as redes sociais para promover a sua casa

As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, são ótimas plataformas para promover a sua propriedade, não só com os seus amigos e familiares, mas também com outras pessoas que poderão ter interesse em alugar a sua casa.

O ideal será criar uma página específica para sua casa, apartamento ou hotel e partilhá-la nestas duas redes, utilizando também as soluções de anúncios pagos do Facebook e Instagram, que permitem chegar a muitas mais pessoas, de uma forma segmentada.

Outra vantagem de ter uma página dedicada à sua propriedade é que permite juntar vários comentários de pessoas que tenham ficado na casa, o que vai ajudar (desde que sejam positivos) a aumentar o número de pessoas que fazem reservas e partilham a sua casa.

Entregue a sua casa a uma empresa de gestão de Alojamento Local

Na verdade, esta opção não quer dizer que a sua casa não será anunciada nas principais plataformas de alugueres de curta duração, mas é uma forma de simplificar todo o processo, uma vez que a gestão de uma (ou várias) propriedades não é tão simples como os proprietários pensam (abrir e fechar calendários em cada plataforma, gerir novas reservas e mensagens dos hóspedes, fazer check-ins e check-outs, etc.).

Artigo relacionado: Alojamento Local: fazer gestão própria ou contratar empresa de AL?

Se estiver inclinado para esta opção, conheça os serviços que prestamos nas principais cidades portuguesas e descubra todas as vantagens de trabalhar com a maior empresa portuguesa de gestão de Alojamento Local.

Se pretender, pode também fazer download do nosso ebook e descobrir toda a informação que precisa para garantir que a sua casa cumpre todos os requisitos legais e fiscais da lei de alojamento local.

 


 

Ebbok sobre alojamento local