Quando inicia a atividade no mercado do Alojamento Local, é frequente começar a ouvir falar de vários termos técnicos específicos do meio, como channel manager, OTA’s (Online Travel Agencies), PMS (Private Management Systems), tarifas, políticas de cancelamento, refunds, overbookings, reviews, etc. Todos estes termos são muito frequentes na gestão de Alojamento Local e, alguns deles, são também comuns à hotelaria tradicional. Neste artigo, vamos explicar o que é um channel manager e porque deve ser usado.

O que é channel manager?

Um channel manager é um sistema que agrega todas as informações importantes sobre uma casa e as comunica a outras plataformas envolvidas, trazendo várias vantagens:

1. Anunciar a casa em várias plataformas de reservas

Com um sistema de channel manager, é muito mais fácil colocar a sua casa em vários sites de reservas, tal como o Airbnb, Booking.com, Tripadvisor ou Homeaway, já que o sistema é responsável por gerir os calendários e receber e partilhar todas as informações com outras plataformas.

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2. Melhor gestão das datas de disponibilidade

Como este sistema atualiza a informação ao segundo, o risco de overbooking (reservas sobrepostas para as mesmas datas) é muito reduzido. Todas as novas reservas, cancelamentos e modificações são refletidas automaticamente nos calendários de todas as plataformas ligadas ao channel manager.

3. Gestão de preços automática

O mesmo acontece com os preços. Um bom channel manager agrega toda a informação sobre as tarifas diárias, em diferentes épocas, comunicando automaticamente estas atualizações às diferentes plataformas, poupando-lhe muito tempo e chatices (imagine que alguém faz uma reserva na época alta ainda com valores de época baixa…).

4. Ter a mesma informação em todos os anúncios

Na maioria dos sistemas, consegue também editar toda a informação da sua casa, como descrições, características, amenities, morada e políticas de cancelamento e de pagamento, sem ter de fazer alterações em cada um dos sites.

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5. Melhor gestão financeira e de faturação

Alguns pacotes de channel manager incluem ainda um sistema de faturação e ferramentas de gestão operacional, gestão de recebimentos, relatórios de performance e informações estatísticas, facilitando todo o processo contabilístico.

O risco de não ter um channel manager

A utilização de um channel manager torna-se mais recomendável à medida que vai tendo um maior número de casas para gerir, reduzindo o risco de haver overbookings, refunds por problemas deste tipo e/ou custos de realojamento de hóspedes em novas propriedades.

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Alguns exemplos de Channel Managers para Alojamento Local

– Avantio
– Kigo
– Rentlio
– Host
– Little Hotelier

Quanto custa um Channel Manager?

A má notícia é que os principais channel managers são pagos, quer seja através de um fee mensal ou por cada casa listada ou reserva efetuada. A boa notícia é que as empresas de gestão de Alojamento Local incluem este software nos serviços prestados, garantindo que a sua casa está anunciada em várias plataformas ao mesmo tempo, sem trabalho extra nem custos adicionais.

Na Feels Like Home estamos sempre focados em desenvolver ferramentas que nos permitam melhorar a gestão do dia a dia, por isso temos um sistema próprio de gestão de propriedades e usamos os melhores e mais completos channel managers. Conheça melhor aqui todos os serviços que prestamos.

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