Apesar de o contacto começar quando a reserva é confirmada, o momento do check in é decisivo para criar empatia com os hóspedes, uma vez que a grande maioria não faz quaisquer perguntas nem responde aos emails de confirmação antes da chegada.

Deixamos algumas dicas que deve ter sempre em mente para garantir que recebe os seus hóspedes da melhor forma possível no seu Alojamento Local.

1. Certifique-se de que a casa está em condições

Não há nada pior do que estar a mostrar a casa aos seus recém chegados hóspedes e aperceber-se de que algo está errado. Para evitar surpresas, nada como fazer uma ronda por todas as divisões para garantir que tudo está como devia: as camas feitas, os caixotes do lixo vazios, a cozinha limpa e arrumada, etc.

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2. Prepare um welcome gift

Apesar de não ser obrigatório, todos os hóspedes gostam de receber um pequeno presente à chegada. Tanto pode ser um pequeno snack, como umas bolachas tradicionais, ou algo mais elaborado, como um cabaz com produtos portugueses. O importante é mostrar a sua hospitalidade.

3. Receba os seus hóspedes com um sorriso

A primeira impressão é tudo, por isso não há nada como receber os seus hóspedes com um sorriso e mostrar que sabe os seus nomes e de onde vêm. Isto vai ajudar as pessoas a sentirem-se confortáveis e mais à vontade para apresentarem quaisquer questões que tenham.

4. Seja claro e sucinto

Não se esqueça que a maioria dos hóspedes fez uma viagem longa de avião ou de carro para chegar até sua casa. Disponibilize-se para prestar todas as informações que sejam necessárias mas sem entrar em detalhes desnecessários.

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5. Partilhe informações sobre a casa

Todas as características especiais da casa devem ser mencionadas no check in; se há uma janela que abre para o lado oposto ao comum, onde estão os lençóis para o sofá-cama (se existir), como  funcionam os eletrodomésticos principais, etc. Tudo de uma forma simples e descomplicada, para garantir que os hóspedes estão atentos a todas as indicações.

6. Dê dicas sobre a cidade

Não se esqueça que a grande maioria dos hóspedes já se informaram previamente sobre o sítio que estão a visitar, por isso nada como fornecer-lhes dicas menos turísticas e recomendar programas mais locais, que permitam conhecer a cidade de uma forma mais genuína.

7. Relembre as regras gerais importantes

As regras são normalmente enviadas no momento de confirmação da reserva, mas será importante relembrar algumas para que não haja dúvidas: esclarecer as horas de check out,  informar acerca dos horários de silêncio, mostrar onde e quando se deve colocar o lixo, etc.

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8. Partilhe os contactos mais importantes

Mostrar todos os contactos que podem ser úteis durante a estadia, e também os mais importantes, como das urgências, polícia, bombeiros, etc. Se trabalhar numa empresa de Alojamento Local com serviços de manutenção (como a Feels Like Home), partilhe também o número para o qual os hóspedes podem ligar em caso de necessidade ou avarias.

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O processo de check in pode ser muito cansativo e trabalhoso, principalmente se tiver estadias curtas e várias casas pois terá de repetir este processo de poucos em poucos dias, com novas pessoas a entrar e a sair. É por isso que muitos proprietários optam por contratar uma empresa de gestão de Alojamento Local que se responsabilize não só pelas entradas e saídas dos hóspedes, mas também por garantir que toda a estadia corre como previsto.

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