Hoje em dia, existem diversas empresas de gestão de alojamento local, mas a verdade é que nem todas prestam os mesmo serviços nem apresentam as mesma cotações, o que torna complicado conseguir escolher a melhor opção para cada caso.

Neste artigo, reunimos os principais pontos a ter em conta nesta decisão e quais as perguntas que deve fazer antes de escolher uma empresa de gestão de alojamento local para a sua casa.

1. Em que períodos vou alugar a minha casa?

Antes de escolher uma empresa de gestão, deve definir como pretende alugar a sua casa: durante o ano inteiro ou apenas durante algumas alturas específicas? Consoante o seu objetivo, pode precisar de uma empresa que faça gestão completa ou apenas de uma que trate dos serviços de reservas e check ins/check outs.

2. Contratar uma empresa grande ou pequena?

Existem empresas de gestão de alojamento local para todos os gostos: umas mais familiares, que gerem apenas algumas casas, e outras de maiores dimensões, mais profissionais e com centenas de casas e apartamentos no seu portfólio (como é o caso da Feels Like Home).

Deve então perceber qual a estrutura que a empresa que está a ponderar tem e que resposta pode dar aos problemas que vão surgindo na sua propriedade durante todo o processo, desde a angariação do hóspede até à saída do mesmo.

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Enquanto numa estrutura mais pequena o serviço possa parecer mais personalizado, a verdade é que as grandes empresas têm uma maior capacidade de resposta a qualquer problema que possa surgir, garantindo assistência 24h por dia, 7 dias por semana, e poupando-lhe dores de cabeça desnecessárias.

3. Quais os serviços de que preciso?

Em relação ao serviços prestados, é fácil encontrar empresas para cada necessidade específica: algumas tratam apenas das reservas ou dos pagamentos, outras gerem os check ins/check outs e as manutenções, e outras ocupam-se apenas da contabilidade.

Depois existem as chamadas empresas de gestão de alojamento local completo, ou seja, que tratam de tudo por si, incluindo todas as burocracias legais e logísticas associadas a cada casa. Sendo assim é importante perceber:

• Quais são os serviços que a empresa presta?
• Esses serviços estão incluídos numa comissão fixa ou vão variando de acordo com diferentes valores de comissões?
• Quais as responsabilidades que ficam a cargo do proprietário?

4. Quanto tenho de pagar de comissão?

Normalmente, a comissão de gestão das empresas de alojamento local varia entre os 15% e os 40%. É importante perceber quais os serviços que estão incluídos nestas comissões, pois há muitas empresas que cobram uma percentagem fixa e depois acrescentam algumas taxas e custos extra. Deve então perguntar:

• Como é calculada a comissão?
• As comissões dos sites de reservas estão incluídas?
• Existe algum custo extra para os hóspedes (como taxa de limpeza, custo por hóspede extra, etc)?

A transparência é um dos fatores mais importantes pois deve garantir que tem acesso a toda a informação relativa à sua propriedade, como os custos imputados aos hóspedes, receitas reais, taxas de ocupação, etc.

5. Quais as plataformas de reservas e softwares de gestão utilizadas?

Uma das grandes vantagens de trabalhar com uma empresa de gestão é a facilidade que estas têm em publicar a sua casa em diversas plataformas e os softwares de gestão que utilizam. Por isso deve também perguntar:

• Em que sites ou plataformas vai ser publicada a casa?
• Qual o channel manager e PMS usado para gerir as reservas e comunicar com os hóspedes?
• A comunicação com o hóspede, antes e depois da reserva, está totalmente garantida?

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6. Reviews dos hóspedes

Um dos pontos principais de angariação de reservas é a qualidade do serviço prestado e a consequente avaliação dada pelos hóspedes. Neste negócio, uma das ferramentas principais é a pontuação dos reviews (estes são fundamentais, pois podem influenciar, positiva ou negativamente, a performance da propriedade).

Deve então assegurar, fazendo uma pequena pesquisa, que a empresa que está a analisar tem bons comentários online e que faz boa gestão dos mesmos – que responde a todos os comentários que recebe, sejam eles positivos ou negativos.

E pronto, estas são as principais perguntas a que deve obter resposta no momento de escolha de uma empresa de gestão de alojamento local.

Se quiser, pode saber mais sobre os serviços Feels Like Home ou então fazer um pedido de contacto para saber quanto vale a sua casa no mercado de alojamento local.