Quer faça gestão própria ou recorra a uma empresa de gestão de Alojamento Local, o negócio do Airbnb está muito dependente do word-of-mouth. Ou seja, espera-se que os hóspedes partilhem as experiências que tiveram com amigos, família e, principalmente, outros potenciais hóspedes, não só através do boca-a-boca, mas também das reviews nas principais plataformas de alugueres de curta duração.

Isso faz com que a quantidade e qualidade das reviews partilhadas pelos hóspedes seja um dos principais indicadores que os sites de alugueres usem para atribuir uma boa (ou má) pontuação a uma determinada casa, influenciando a escolha dos hóspedes.

Sendo assim, é muito importante garantir que os seus hóspedes têm a melhor experiência possível, de forma a deixarem reviews que incentivem outras pessoas a reservar as suas casas.

Dicas para ter bons reviews numa casa de Alojamento local

Comunicação prévia com o proprietário ou empresa de gestão de AL

Os hóspedes valorizam muito a facilidade de comunicação com a empresa de gestão de Alojamento Local ou com proprietário da casa, por isso deve garantir que todo o processo de check in corre sem problemas e que consegue dar resposta a qualquer questão que possa surgir

Atendimento e Resolução de problemas

Por muita preparação que se faça, podem sempre ocorrer imprevistos durante a estadia do seu hóspede, por isso é muito importante estar sempre disponível para resolver, de uma forma rápida e eficaz, qualquer problema que ocorra.

Artigo relacionado: 10 dicas para fotografar o seu Airbnb

Limpeza

A limpeza é um dos pontos mais importantes e o que é mais vezes referido nas reviews de Alojamento Local, tanto positiva como negativamente. É essencial garantir uma limpeza de excelência em todas as reservas para manter esta pontuação alta.

Experiência e Serviços Extra

Os hóspedes valorizam, cada vez mais, a experiência proporcionada durante a estadia, desde o momento da reserva até ao momento de saída. Sendo assim, pode (e deve) tentar tornar este período mais especial, dando informações sobre a cidade, propondo espetáculos atuais ou marcando tours específicos, por exemplo. Mesmo que os seus convidados optem por não fazer nenhum deles, fica sempre bem bem visto.

Comodidades

Não se esqueça que os seus hóspedes vieram de férias e esperam encontrar exatamente aquilo que “compraram” no momento de reserva. Certifique-se de que todas as comodidades que anunciou estão disponíveis, como máquinas de lavar, secador de cabelo, ferro de engomar, etc. Mesmo o utensílio de menor importância para si pode ser imprescindível para os seus convidados, por isso, não facilite!

Artigo relacionado: Como preparar uma casa para Alojamento Local

Imprevistos durante a estadia

Tal como o próprio nome indica, não há muito a fazer quando surgem imprevistos como obras na rua do prédio, barulho durante a noite, frequência dos locais ao redor, etc. No entanto, estes problemas são muitas vezes mencionados nos comentários, por isso é recomendável que tente informar os hóspedes previamente de tudo o que se passa ao redor do alojamento, de forma a não serem apanhados de surpresa.

Como vê, uma boa ou má review pode fazer toda a diferença no momento de escolher uma casa para passar férias, por isso deve ser o mais sincero e prestável possível para com os seus hóspedes, garantindo que têm a melhor experiência possível durante a estadia.

Na Feels Like Home, além de uma equipa disponível para resolver qualquer problema durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, temos ainda um departamento de qualidade responsável por analisar todas as reviews e garantir que as menos boas não se voltam a repetir, sugerindo melhorias nas casas ou solucionando quaisquer problemas.

Se procura uma empresa de gestão de Alojamento Local em Lisboa, Porto, Algarve, Madeira, Ericeira ou Cascais, conheça todos os nossos serviços e descubra porque deve entregar-nos a sua casa.

Se pretender, pode também fazer download do nosso ebook e descobrir toda a informação que precisa para garantir que a sua casa cumpre todos os requisitos legais e fiscais da lei de alojamento local.


 

Ebbok sobre alojamento local