A cidade de Lisboa está na moda e quase todas as semanas é notícia internacional, seja pelo seu clima, pelos restaurantes e hotéis que têm aberto nos últimos anos, ou pelas oportunidades de investimento (onde se insere o turismo e a exploração de Alojamentos Locais).

No que diz respeito ao crescimento da atividade turística, Lisboa tem apresentado sempre números muito positivos, tendo o Alojamento Local um forte peso, principalmente nas zonas mais centrais da cidade de Lisboa.

Mas atenção: se está a pensar em investir numa nova propriedade com o objetivo de a colocar em AL, tenha em atenção que algumas zonas já não permitem pedir novas licenças de Alojamento Local, tendo sido declaradas áreas de contenção.

Artigo relacionado: Zonas de contenção de Alojamento Local: o que são e onde ficam?

Quais são então as zonas mais rentáveis de Lisboa para Alojamento Local?

Os bairros com melhores taxas de ocupação e melhores rendimentos anuais são, neste momento, os do centro da cidade, mais desenvolvidos e preparados para a atividade turística e com menos habitações residenciais:

  • Baixa-Chiado: Mesmo no coração da cidade de Lisboa, fica perto de tudo, sendo um dos bairros preferidos dos visitantes da cidade de Lisboa;
  • Alfama: Bairro muito típico e ainda com muitos edifícios por reabilitar, o que o torna um dos mais autênticos da cidade;
  • Bairro Alto: Procurado principalmente por casais e grupos de jovens, o Bairro Alto tem uma taxa de ocupação muito alta em todos os meses do ano. Aqui, os alojamentos são tendencialmente mais low-budget, pelas condições que apresentam e pela envolvência da vida noturna.
  • Santa Catarina: Os apartamentos em Santa Catarina destacam-se normalmente por terem ótimas vistas da cidade;
  • Restauradores/Av. da Liberdade: Normalmente, os alojamentos situados nesta área são de grande qualidade, pois existem atualmente vários empreendimentos reabilitados e com ótimas condições.

Taxas de ocupação favoráveis

Nestes bairros de Lisboa o fenómeno da sazonalidade é menos evidente, isto quer dizer que se mantém uma boa taxa de ocupação mesmo fora da época alta (Junho a Setembro).

É muito importante ter em conta que a taxa de ocupação pode ser um indicador enganador – se tivermos taxas de ocupação demasiado altas, provavelmente é porque os preços praticados estão abaixo da média, o que quer dizer que pode (e deve) aumentar o valores por noite.

Artigo relacionado: Como calcular o rendimento de um Alojamento Local

Valores médios por noite

No que diz respeito aos valores da diária, estas zonas são as que conseguem manter valores mais altos durante todo o ano, sendo que no verão – época alta – chegam a atingir valores de 150€ por noite.

Os valores variam muito, não só de zona para zona, mas de casa para casa – todos os fatores contam para a atribuição de preços: tipologia, comodidades, decoração, equipamentos eletrónicos, estado do edifício, etc.

Use o nosso simulador para descobrir quanto pode render a sua casa

Estadias médias e número de hóspedes

As estadias médias em Lisboa variam entre 3 e 5 noites, sendo que estes bairros estão dentro da média geral de Lisboa. A rotatividade não é tão grande como na hotelaria tradicional, onde existem muitas estadias de apenas uma noite. O número médio de hóspedes para estadias nestas zonas centrais de Lisboa são 3 hóspedes.

Se tem uma casa numa destas zonas e procura uma empresa de gestão de Alojamento Local em Lisboa, fale connosco e descubra todas as nossas soluções (mesmo se a sua casa se encontrar numa zona de contenção).

Se pretender, pode também fazer download do nosso ebook e descobrir toda a informação que precisa para garantir que a sua casa cumpre todos os requisitos legais e fiscais da lei de alojamento local.


 

Ebbok sobre alojamento local