Nos últimos anos, a cidade do Porto tem tido uma grande expansão, vendo cada vez mais projetos de reabilitação aprovados e recebendo mais turistas a cada dia que passa. Esta realidade, torna-a uma cidade muito atraente para fazer investimentos imobiliários, pois tem edifícios de excelente qualidade a preços (ainda) inferiores à cidade de Lisboa.

Mas atenção: se está a pensar em investir numa nova propriedade com o objetivo de a colocar em AL, tenha em atenção que algumas zonas já não permitem pedir novas licenças de Alojamento Local, tendo sido declaradas áreas de contenção.

Artigo recomendado: Zonas de contenção de Alojamento Local: o que são e onde ficam?

Quais são as zonas mais rentáveis do Porto para Alojamento Local?

Os bairros com melhores taxas de ocupação e melhores rendimentos anuais são, neste momento, os do centro da cidade, mais desenvolvidos e preparados para a atividade turística e com menos habitações residenciais:

  • Baixa – É a zona mais central da cidade do Porto, com muito comércio e restaurantes, e um dos sítios preferidos dos visitantes;
  • Ribeira – Toda a zona da Ribeira, com a sua autenticidade e com o rio Douro como paisagem é um dos melhores locais para ter uma casa em alojamento local;
  • São Bento – Perto da espetacular estação de São Bento há vários empreendimentos com apartamentos de Alojamento Local e com ótimas taxas de ocupação;
  • Vila Nova de Gaia – Costuma dizer-se que o mais bonito de Gaia é a vista deslumbrante para o Porto, portanto todas as casas com boa vista sobre a cidade apresentam, normalmente, ótimos resultados. Além da vista, os hóspedes têm ainda as Caves do vinho do Porto para visitar e muitos restaurantes por onde escolher.

Taxas de ocupação de Alojamento Local no Porto

Nestas zonas do Porto o fenómeno da sazonalidade é menos evidente, isto quer dizer que se mantém uma boa taxa de ocupação mesmo fora da época alta (Junho a Setembro).

É muito importante ter em conta que a taxa de ocupação pode ser um indicador enganador – se tivermos taxas de ocupação demasiado altas, provavelmente é porque os preços praticados estão abaixo da média, o que quer dizer que pode (e deve) aumentar o valores por noite.

Artigo recomendado: Como calcular o rendimento de um Alojamento Local

Valores médios por noite na cidade do Porto

No que diz respeito aos valores da diária, estas zonas são as que conseguem manter preços mais altos durante todo o ano, sendo que no verão – época alta – podem atingir os 100€ por noite.

Os valores variam muito, não só de zona para zona, mas de casa para casa – todos os fatores contam para a atribuição de preços: tipologia, comodidades, decoração, equipamentos eletrónicos, estado do edifício, etc. Se pretender, use o nosso simulador para descobrir quanto pode render a sua casa em Alojamento Local no Porto.

Estadias médias e número de hóspedes

As estadias médias no Porto são mais baixas do que em Lisboa, variando entre 2 e 4 noites, mas a rotatividade não é tão grande como na hotelaria tradicional, onde existem muitas estadias de apenas uma noite. O número médio de hóspedes para estadias nestas zonas centrais do Porto é de 3 visitantes.

Se tem uma casa no norte do País e quer fazer Alojamento Local no Porto, fale connosco e descubra todos os serviços que prestamos, incluindo soluções de arrendamento mensal, (caso a sua casa se encontre numa zona de contenção).

Se pretender, pode também fazer download do nosso ebook e descobrir toda a informação que precisa para garantir que a sua casa cumpre todos os requisitos legais e fiscais da lei de alojamento local.


 

Ebbok sobre alojamento local